Disponível em 11 modelos com capacidade oscilando entre 13 e 31 toneladas, o Cargo 2012 tem motores diesel Cummins das séries ISB e ISC, variando a potência entre 170 cv e 320 cv. Mesmo assim, o Constellation oferece motor com até 367 cv. A briga no mercado de caminhões promete esquentar com a chegada do Novo Cargo 2012.
A Ford traz ao mercado sul-americano a linha Novo Cargo 2012. A apresentação do Novo Cargo 2012 excede a expectativa por lançar, ao mesmo tempo, uma linha com onze modelos, cinco das quais com a opção de cabine-leito. São modelos novos, com vendas a partir de maio.
Com caminhões na faixa de 13 a 31 toneladas de peso bruto total, e com capacidade máxima de tração de até 63 toneladas, o Novo Ford Cargo é um projeto global que foi desenvolvido nos estúdios de design e centro de engenharia de Camaçari, Bahia, e de São Bernardo do Campo e Tatuí, em São Paulo, com intensivo suporte das unidades dos Estados Unidos e Europa. A sua concepção teve como base as pesquisas e os testes realizados na América do Sul, o que resultou num produto apto para diferentes mercados.
“Este é um momento muito importante para a Ford Caminhões, uma marca pioneira na América do Sul. Lançamos uma linha completa de caminhões como parte dos investimentos de R$ 670 milhões que estamos realizando até 2013 na Operação de Caminhões. O Novo Ford Cargo vai surpreender o mercado por exceder os requisitos desejados nesse crescente segmento de mercado”, disse Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
Funcionalidade
O Novo Cargo também vem equipado com vidros elétricos de série e a opção de travas e espelhos elétricos. Traz ainda luzes de leitura individuais, acendedor de cigarro, tomadas de 12V e 24V, ponto de ar comprimido para limpeza da cabine, preparação para instalação de som e diversos porta-objetos que proporcionam maior comodidade aos ocupantes da cabine. Os motores são Cummins de 4 e 6 cilindros, dos mais confiáveis do mercado. As transmissões são Eaton das famílias FS, de seis marchas com primeira sincronizada, e FTS, com 13 marchas, totalmente sincronizadas. Todos os modelos trazem embreagem mais robusta e novo acionamento da transmissão por cabo, tornando os engates mais suaves e precisos.
Como as vendas começam apenas em maio, a marca ainda não estabeleceu o preço exato – mas deixou claro que a faixa será a mesma do Volkswagen Constellation, seu maior rival. "O preço será igualzinho ao do Constellation", afirma Oswaldo Jardim, diretor de operações da Ford Caminhões.
Para facilitar e reduzir os custos de manutenção, desde a primeira fase do projeto, o desenvolvimento do novo Cargo teve a participação da área de serviços. Além de simplificar a remoção e instalação de equipamentos, esse trabalho buscou ampliar os intervalos de manutenção, diminuir o tempo das operações e também a necessidade de ferramentas especiais para os serviços.
Porta-objetos e facilidades são destaque do novo modelo
O acesso aos itens de manutenção é facilitado pelo capô amplo e leve, que dispensa o basculamento da cabine para verificações de rotina. A tampa, confeccionada em poliéster reforçado com fibra de vidro, tem abertura sustentada por dois amortecedores e fechadura aberta com a chave do veículo. Seu reservatório de expansão tem design robusto e facilita a visualização do nível do líquido refrigerante. O reservatório do lavador do para-brisa tem capacidade para oito litros.
O diagnóstico do motor é preciso por meio de um visor digital no painel de instrumentos. Ele sinaliza qualquer anomalia no funcionamento e também informa o código de falha para que a solução seja encontrada de forma rápida. A caixa de fusíveis no painel, em frente ao banco do passageiro, permite fácil acesso em caso de verificação ou troca de fusíveis e relés.
Cinco dos 11 modelos do modelo oferecem agora cabine-leito
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